Entre os dias 30 de maio e 2 junho, no feriado prolongado de Corpus Christi, São João Nepomuceno será palco de grandes espetáculos, nas categorias alternativo, drama, comédia, infantil e teatro de rua.
Em sua 16ª edição, o Nepopó, Festival Nacional de Teatro de São João Nepomuceno, organizado pelo Grupo de Teatro Amador (Gruta) e Cia. Novos Horizontes, surpreende pelos números: foram 52 peças teatrais inscritas e 26 selecionadas.
Segundo Sebastião Júnior, coordenador de produção, os grupos selecionados são dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Distrito Federal e Amazonas.
“Cada grupo traz experiências diferentes. Por aqui, acolhemos cada artista, que saiu de sua cidade, para viver o Nepopó por 4 dias. Não tem experiência melhor que essa!”, conta.
A expectativa é de que, nesta edição, o festival reúna mais de 200 artistas. Alguns estarão por aqui pela primeira vez e muitos outros já são velhos conhecidos do nosso público.
O homenageado deste ano é o ator, professor e diretor de teatro, Everson Rezende, que emprestará o seu nome para o troféu. Everson atuou em todas edições anteriores e é um dos maiores incentivadores da cultura em nossa cidade.
“O Nepopó vem crescendo ao longo dessas edições e não seria completo, nem justo, se a gente não prestasse homenagem às pessoas que torcem e contribuem com o desenvolvimento do festival. O Everson sempre esteve presente desde o início e fala alto quando o assunto é cultura”, explica Marcus Martins, coordenador de comunicação e produtor executivo.
O principal propósito do festival é democratizar o acesso à cultura, por meio de espetáculos gratuitos que são realizados em diferentes pontos da cidade, além de fortalecer o turismo de eventos e promover um intercâmbio cultural.
O Nepopó entrou na agenda cultural do município e no coração dos são-joanenses que aguardam, ansiosos, cada nova edição.