17º Festival Nepopó - DE 19 a 22 de junho de 2025

Homenageado 2007: Álvaro Barcellos

No segundo ano do festival, o homenageado escolhido foi Álvaro Barcellos, o Cabral, ator que iniciou a sua carreira ao lado de José Luiz de Carvalho Nunes, no grupo Grupo Arte de Teatro Amador (GATA), e fez história nos nossos palcos. Leia na matéria.

No segundo ano, o Nepopó continuou com a sua proposta de garantir entretenimento de forma gratuita e o feriado prolongado de Corpus Christi passou a ser também a data oficial do evento. 

O homenageado escolhido daquele ano foi Álvaro Barcellos,  o Cabral, ator que fez história nos nossos palcos, desde que iniciou a sua carreira ao lado de José Luiz de Carvalho Nunes, no grupo Grupo Arte de Teatro Amador  (GATA).

Para mim foi motivo de grande orgulho, honra e satisfação principalmente pelo fato de no ano de criação do Festival, o homenageado ter sido José Luiz de Carvalho, meu mestre e de muitos outros”, lembra.

Cabral começou a escrever a sua história aqui. Mas foi em São Paulo, que deu início à sua carreira profissional, na década de 90.

Junto à Cia Cênica Nau de Ícaros, ele participou de festivais nacionais e internacionais (Bélgica, Colômbia, Cuba, Espanha, França, Itália e Suíça)  e também fez diversos trabalhos em novelas da Rede Globo e programas infantis da Rede Record. 

Com um currículo extenso de peças apresentadas em 113 cidades, sendo 99 brasileiras e 14 em outros países, Álvaro avalia o Nepopó de forma positiva no cenário nacional. “Hoje, São João pode se orgulhar por ‘existir’ no mapa de festivais do Brasil, pois a cidade se mobiliza e pensa em cultura não só nos dias em que o festival se realiza, mas durante todo o ano”, conta.