O Festival
NEPOPÓ
Festival Nacional de Teatro de São João Nepomuceno
O Nepopó é feito de histórias, é feito de gente. É o resultado do esforço de um povo apaixonado pela arte. Desde 2006, no feriado prolongado de Corpus Christi, São João Nepomuceno se torna palco de grandes espetáculos.
Por aqui, passam artistas de várias partes do país, trazendo alegria e encantando o público. E tem apresentações para todos os gostos! As categorias são divididas em comédia, drama, infantil, teatro alternativo e de rua.
A iniciativa surgiu com o Grupo de Teatro Amador (Gruta), com o nome de Nepopó Festivao. “Nepopó” por ser um apelido carinhoso da cidade e “festivao”, grafado assim, propositalmente, para chamar a atenção. O festival ganhou notoriedade, passou a contar com a força da Cia. de Teatro Novos Horizontes em sua realização e entrou de vez para o calendário cultural da cidade.
De “Nepopó Festivao” abreviamos para Nepopó, como somos comumente conhecidos, e adicionamos um nome completo, mais adequado para nosso atual tamanho e realidade: Festival Nacional de Teatro de São João Nepomuceno.
A cada edição uma personalidade ligada à cultura da cidade é homenageada, emprestando o seu nome ao Nepopito, o troféu do festival. Na disputa pela premiação, cerca de vinte espetáculos se apresentam. São quatro dias de “casa cheia” pelos espaços culturais da cidade.
Quando a cortina se abre, a magia acontece e a emoção toma conta. Quando ela se fecha, ao som de aplausos, deixa saudades. Saudade em quem vai e carrega na mala muito mais do que um prêmio, mas também histórias para contar. Saudade em quem fica e já aguarda, ansiosamente, pelo próximo ano.







HOMENAGEADAS 2025

Neuza e Silvania
Mesmo longe dos palcos, Neuza e Silvania, as homenageadas deste ano, dão tempero ao Nepopó.
Na cozinha do alojamento, cuidam da alimentação dos artistas desde as primeiras edições do festival.
Durante os dias de evento, além de uma comida gostosa, servem afeto e boas histórias.
Criam laços que ultrapassam distâncias geográficas e são carinhosamente chamadas de tias por atores que viram crescer, tornando-se parte de “uma grande família”, como elas mesmas definem.
EQUIPE
Coordenador geral – Aldo Philadelfia
Coordenador artístico e consultor – Ney Morais
Coordenador de comunicação e produtor executivo – Marcus Martins
Coordenador de produção – Sebastião Júnior
Coordenadora de equipe – Kelly Louzada
Editora de conteúdo e mídias sociais – Darlene Braga